ÁRVORE DO CONHECIMENTO

01/06/2012 20:58

Desde o ano passado, o PET Biologia promove discussão de texto de livros relacionados às Ciências Biológicas, estendendo à graduação (e quem mais tiver interesse) o convite de participar.

Ano passado lemos coletivamente o livro “Dinossauro no Palheiro: reflexões sobre história natural” (J. Gould. 1997).

Neste ano faremos a leitura de “A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana” (Maturana, H & Varela, J. 2001).

Nossa primeira rodada de discussão ocorreu mês passado, na qual discutimos os capítulos 1, 2 e 3; na próxima rodada discutiremos os capítulos 4, 5 e 6.

O livro em questão está presente na BU, e o xerox dos próximos capítulos a serem discutidos já estão na pasta do PET Biologia, no Xerox ao lado do bar da bio (no “CCB velho”).

  O quê? Discussão em conjunto dos capítulos 4, 5 e 6 do livro “A Árvore do Conhecimento”

  Quando? 14 de Junho de 2012 (quinta-feira)

  Onde? Sala de vídeo do ECZ (1º andar do bloco A, prédio novo da Bio)

Horário> 17h às 18h30min

Refletir coletivamente nos proporciona momentos de crítica potencialmente ausentes em uma leitura solitária: expor entendimentos, compreender ideias, debater pontos de interesse, transpor conclusões para outras situações…

Convide seus amigos e compareça! =D

Não conhece o livro? Leia aqui sua sinopse:  

“O ponto de partida de A Árvore do Conhecimento é surpreendentemente simples: a vida é um processo de conhecimento; assim, se o objetivo é compreendê-la, é necessário entender como os seres vivos conhecem o mundo. Eis o que Humberto Maturana e Francisco Varela chamam de biologia da cognição. Esta é a sua tese central: vivemos no mundo e por isso fazemos parte dele; vivemos com os outros seres vivos, e portanto compartilhamos com eles o processo vital. Construímos o mundo em que vivemos ao longo de nossas vidas. Por sua vez, ele também nos constrói no decorrer dessa viagem comum. Assim, se vivemos e nos comportamos de um modo que torna insatisfatória a nossa qualidade de vida, a responsabilidade cabe a nós.

As ideias de Maturana e Varela contêm nuanças que lhes proporcionam uma leveza e uma perspicácia que constituem a essência de sua originalidade. Para eles, o mundo não é anterior à nossa experiência. Nossa trajetória de vida nos faz construir nosso conhecimento do mundo – mas este também constrói seu próprio conhecimento a nosso respeito. Mesmo que de imediato não o percebamos, somos sempre influenciados e modificados pelo que experienciamos. Para mentes condicionadas como as nossas não é nada fácil aceitar esse ponto de vista, porque ele nos obriga a sair do conforto e da passividade de receber informações vindas de um mundo já pronto e acabado – tal como um produto recém-saído de uma linha de montagem industrial e oferecido ao consumo. Pelo contrário, a idéia de que o mundo é construído por nós, num processo incessante e interativo, é um convite à participação ativa nessa construção. Mais ainda, é um convite à assunção das responsabilidades que ela implica.

Maturana e Varela mostram que a ideia de que o mundo não é pré-dado, e que o construímos ao longo de nossa interação com ele, não é apenas teórica: apoia-se em evidências concretas. Várias delas estão expostas – com a frequente utilização de exemplos e relatos de experimentos – nas páginas deste livro. As teorias dos dois autores constituem uma concepção original e desafiadora, cujas consequências éticas agora começam a ser percebidas com crescente nitidez. A Árvore do Conhecimento tornou-se um clássico, ou melhor, recebeu o justo reconhecimento de seu classicismo inato. Tudo isso compõe hoje uma ampla bibliografia, espalhada por áreas tão diversas como a biologia, a administração de empresas, a filosofia, as ciências sociais, a educação, as neurociências e a imunologia.