Tutor

Renato Hajenius Aché de Freitas é tutor do PET-Biologia desde julho de 2015, quando assumiu essa atividade após o excelente trabalho da Tânia Tarabini Castellani. Assume o PET almejando continuar contribuindo na formação dos Petianos, mas também com desejos de melhorar o Curso de Graduação de Ciências Biológicas da UFSC desenvolvendo atividades de extensão principalmente. Entretanto não deixa de lado as atividades de pesquisa, uma vez que nesse setor possui uma boa experiência, bem como proporciona espaços para incentivar a prática da docência dos futuros biólogos.

Renato chegou na UFSC em 2013 onde leciona a disciplina de Fisiologia Animal Comparada e já é um dos coordenadores da Semana da Biologia onde o PET é uma das Instâncias que também atua na organização deste Evento. Renato nasceu em São Paulo–SP, mas foi para o interior fazer Biologia na UNESP (Universidade do Estado de São Paulo) de Botucatu onde fez Licenciatura e Bacharelado, com TCCs nas áreas de Educação Ambiental e Comportamento de peixes, respectivamente. Posteriormente fez seu mestrado na UFPB de João Pessoa em ecologia de tubarões de 2002 a 2004. Antes de ingressar no doutorado atuou como observador de bordo em navios de pesquisa sísmica e em 2011 defende seu doutorado pela PG em Zoologia da UNESP de Botucatu com comportamento e fisiologia de peixes. Ainda com desejo de aprender mais, fez pós-doutorado na conservação de elasmobrânquios utilizando a biologia molecular como ferramenta.

Assim possui uma formação bem ampla e acredita que isso será bastante importante na atuação como tutor do PET-Biologia. Na UFSC desenvolve atividades no Laboratório de Biologia de Teleósteos e Elasmobrânquios (LABITEL) do Departamento de Ecologia e Zoologia (ECZ) do Cento de Ciências Biológicas (CCB) que envolve todos esses campos de trabalho citados anteriormente.

renato