Carta aberta em apoio às medidas de contingência ao COVID-19.

18/03/2020 20:12

O PET Biologia UFSC, por meio desta carta, torna público o apoio às medidas de contingência da UFSC publicadas pela Portaria Normativa Nº 354/2020/GR, de 16 de março de 2020.

De acordo com a normativa e na intenção de minimizar o contágio entre a população pelo COVID-19, anunciamos o cancelamento de nossas atividades presenciais e dos eventos previstos para o semestre 2020/1. A decisão tomada seguirá as orientações da UFSC, sendo mantida por tempo indeterminado. As reuniões e atividades de extensão estão sendo adaptadas para serem realizadas a distância.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dois terços do contágio ocorrem através de pessoas assintomáticas. Portanto, reforçamos que a dispensa das aulas permite a realização da quarentena voluntária pela maioria dos estudantes. A quarentena é uma medida de responsabilidade e cuidado que cada indivíduo deve ter com a saúde pública do país. Além disso, é indispensável que seja explicado para suas famílias a importância das medidas de contingência e a importância em evitar se deslocar para outras cidades.

Além das medidas de prevenção já conhecidas (como o isolamento social e a higienização das mãos) outras atitudes também podem fazer diferença. Caso seja necessário a saída do domicílio para mercados ou farmácias, evite ir em horários de maior circulação. Vale lembrar que em Florianópolis alguns mercados já possuem sistema de compras online.

Reiteramos também a importância em não fazer um estoque de suprimentos. Os diferentes contextos econômicos impedem que todos tenham condições igualitárias de estocá-los. Esta prática faz com que os preços aumentem e que a população que já possui o orçamento restrito sofra mais ainda com a ausência desses itens. Caso seja presenciado quaisquer estabelecimentos cobrando valores abusivos por suprimentos essenciais (como álcool gel e produtos de higiene) o PROCON deve ser notificado para que uma denúncia formal seja feita.

É importante ressaltar ainda que segundo a portaria normativa da UFSC, nº 354/2020, está “suspenso todo o expediente presencial nas atividades técnicas e administrativas em todas as unidades da UFSC, exceto nos setores de saúde, segurança e nas situações de caráter inadiável e essencial”. Criticamos a continuidade da rotina laboratorial e administrativa em um momento delicado como esse. É necessário entender que não enfrentamos um período de normalidade em nossas vidas. Seguir nossa rotina expondo alunos, técnicos, pós-graduandos, professores e trabalhadores terceirizados ao contágio é um ato irresponsável e que denota uma ausência de senso coletivo.

Em caso de sintomas GRAVES, entrem em contato com o Alô Floripa através do número 0800 333 3233. Apesar de o atendimento ocorrer 24h, é necessário termos consciência de que não há testes para todos os casos e que situações de risco real devem ser priorizadas, visando evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

Por fim, é necessário que mantenhamos a calma, evitando entrar em pânico. As medidas que estão sendo tomadas visam evitar que a doença se espalhe exponencialmente e prejudique pessoas que estão no grupos de risco e que não podem se proteger adequadamente. O PET Biologia UFSC reforça mais uma vez que em momentos de crise, o senso de responsabilidade com o coletivo deve prevalecer aos nossos interesses individuais.