II Semana da Física na Biologia

10/05/2014 13:08

Nesta semana ( dia 13/05) daremos início à II Semana da Física na Biologia!!

As palestras ocorrerão no dias 13, 15 e 20 de maio às 19h00 na sala da Pós Ecologia (fica no segundo andar em frente ao elevador).

13/05 (terça-feira) – O Deus de Cada Um – MSc Fernando Scheeffer

Nesta apresentação, será discutida a temática ciência e religião. Ponto que se faz necessário na formação científica pelas diversas contradições entre ambos na forma como explicam o mundo à nossa volta.

Abordando os tópicos: Posições teológicas; Explicações religiosas (cosmogônicas) X explicações filosófico-científicas (cosmológicas); Moral X religião; Religião e conforto emocional;Religião e efeito placebo;O fantástico mundo da neuroteologia.

15/05 (quinta-feira) – Pseudociências – MSc Marcelo Girardi Schappo

Estamos cercados por pseudociências, basta olhar em volta: mitos, superstições, curas milagrosas, remédios que não funcionam…

Nesta apresentação, identificaremos as principais características que nos permitem diferenciar o conhecimento científico do pseudocientífico, fazendo uma discussão crítica sobre o assunto. Tendo em vista que nossos professores de ciências da educação básica são frequentemente confrontados pelos alunos sobre este assunto, é de fundamental importância que tenhamos esta temática em nossos cursos de graduação. Trataremos com detalhes pseudociências mais difundidas entre a população: astrologia e homeopatia.

20/05 (terça-feira) – Fisiologia do Cérebro: Uma Abordagem (bio)Física – MSc Maurício Girardi Schappo

Em 1905, o histologista espanhol Santiago Ramón y Cajal descreveu com detalhes a estrutura do tecido cerebral, criando a neurociência moderna. Porém, apenas em 1952, Hodgkin e Huxley, dois fisiologistas ingleses, descreveram fisicamente os princípios de funcionamento dos neurônios. Desde então, o avanço da neurociência depende de uma relação de simbiose entre biologia, física, química, matemática, medicina, computação e psicologia.

Esta palestra foca nos princípios físicos do modelo de Hodgkin e Huxley e suas consequências na Neurociência atual, mostrando que os fenômenos biológicos podem ter uma fundamentação matemática clara e significativa.

Aguardamos a presença de TODO@S!!!